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Treinamentos das Habilidades Sociais na Terapia Fonoaudiológica (THS)

08/05/25, 15:00

O Treino de Habilidades Sociais (THS) é uma intervenção terapêutica da fonoaudiologia essencial para o desenvolvimento de competências sociais em pessoas com autismo, TDAH, transtornos de linguagem e ansiedade. Realizado em grupos, promove empatia, autoestima e comunicação saudável por meio de atividades práticas. Na Pestalozzi de Inhumas, esses grupos são conduzidos semanalmente por profissionais capacitados, com planejamento personalizado para cada faixa etária e perfil cognitivo.

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Autora: Fonoaudióloga Viviane Dias Santos


A habilidade social se baseia no comportamento que o indivíduo tem de se relacionar com o ambiente, outras pessoas, de forma positiva em diferentes contextos. Entretanto, sabemos que em pessoas atípicas, como por exemplo, Transtorno do Espectro Autista, TDAH, Déficit da Linguagem Pragmática, Transtorno de Ansiedade, entre outros, essas habilidades são muito afetadas e necessitam de uma intervenção adequada. Por isso, o treino de habilidade social vem cada vez mais ganhando espaço no processo terapêutico fonoaudiológico.


O THS (Treino de Habilidade Social) é geralmente praticado em grupos terapêuticos, em um ambiente estruturado e seguro, onde o seu maior foco é praticar e desenvolver competências sociais que são fundamentais para uma interação social saudável. Para isso utilizamos atividades práticas que envolvam a comunicação assertiva, empatia, resolução de conflitos, aprender a trabalhar em equipe, compreender e respeitar os sentimentos dos outros, aprender a seguir regras, cooperação entre os participantes, entre outras habilidades desenvolvidas.


A intervenção terapêutica pode ser conduzida por um Fonoaudiólogo, juntamente com outros profissionais, o Psicólogo, o Psicopedagogo, Musicoterapeuta. De acordo com Scarpelli (2024), muitos recursos criativos são utilizados, como jogos de tabuleiros, desenhos, quebra-cabeças, dinâmicas que envolvam diferentes situações sociais. E para se ter um bom desempenho no processo, é necessário realizar uma avaliação em cada membro do grupo e posterior, um planejamento com objetivo definidos que contempla toda a demanda do grupo estabelecido.


Os benefícios do treino de habilidades sociais são inúmeros, os mais destacados são: o aumento da confiança, da autoestima, empatia, liderança e uma comunicação construída no respeito, compreensão e aceitação do processo de cada um. Podem também reduzir e até evitar sérios problemas mentais como depressão, ideação suicida, transtorno generalizado de ansiedade, suicídio.

Na Associação Pestalozzi de Inhumas são oferecidos semanalmente aos seus atendidos, grupos de habilidades sociais, que são conduzidos por profissionais de saúde e educação qualificados para este tipo de abordagem (THS), no qual é realizado inicialmente uma triagem em crianças e adolescentes, de acordo com a sua faixa etária e/ou cognição e déficit apresentados. O planejamento é feito baseando-se na evolução do grupo.


Um processo fonoaudiológico bem sucedido compete-se além das sessões individuais, também a valorização dos treinamentos em grupo, preparando-os para um ambiente mais próximo do seu mundo real. (Araújo e Freire, 2011).



Fontes:

Araújo, M. L. B., & Freire, R. M. A. de C.. (2011). Atendimento fonoaudiológico em grupo. Revista CEFAC, 13(2), 362–368. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011000200019. Acesso em: 06 de maio de 2025.

Scarpelli, S. (2024). Estimular a criatividade: Jogos e brincadeiras. Criando Infância. Disponível em: https://criandoinfancia.com/estimular-a-criatividade-jogos-e-brincadeiras/. Acesso em: 06 de maio de 2025.

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